Previdência social completa 100 anos em 2023
Você sabe a diferença entre ela e a previdência complementar?
Há exatos 100 anos, um decreto conhecido popularmente como Lei Eloy-Chaves instituiu as primeiras Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs), direcionadas aos trabalhadores ferroviários. Esse foi o ato que marcou o início do que, ao longo dos anos e após muitas transformações, se tornaria o que hoje conhecemos como a previdência social.
Segundo dados divulgados na página do Ministério do Trabalho e Previdência, mantida pelo governo federal, atualmente no Brasil são pagos mais de 37 milhões de benefícios (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/centenario-da-previdencia-social).
Apenas no ano de 1977 é que a previdência complementar foi regulamentada pela Lei n.º 6.435.
Com a universalização da Previdência Social, a Previdência Complementar, na qual se encaixa o Funbep, ganha significação de complementar a ação da previdência oficial.
As Entidades Fechadas de Previdência Complementar têm como papel gerir os planos de benefícios de caráter previdenciário. Sendo assim, ela se torna um benefício adicional, proporcionando ao aposentado, ao fim do seu período de contribuição, uma maneira de complementar sua renda proveniente da aposentadoria.
Por isso, estar de olho em sua reserva acumulada, retiradas e gastos é tão importante! Quanto melhor você cuidar do que acumulou ao longo dos anos, maiores serão as chances de uma aposentadoria com tranquilidade financeira.
Quer saber mais sobre como fazer isso? Fique de olho nas nossas iniciativas de educação financeira e previdenciária!