O que é reserva matemática e por que ela é essencial para o seu benefício
Você já ouviu falar em reserva matemática? Esse é um dos conceitos mais importantes do universo da previdência complementar, especialmente para quem participa de um plano de benefício definido (BD). A reserva matemática, junto ao patrimônio, é parte principal para a segurança e a sustentabilidade dos benefícios que os participantes e assistidos receberão no futuro.
O que é a reserva matemática
De forma simples, a reserva matemática é o valor referencial que a entidade precisa manter para assegurar o pagamento dos benefícios determinados aos participantes e assistidos pelo Regulamento do Plano.
Ela resulta de cálculos atuariais recorrentes que consideram fatores como:
- tempo de contribuição;
- valor do benefício projetado;
- expectativa de vida dos participantes e dependentes;
- taxa real anual de juros;
- etc.
Esses cálculos são realizados por atuários, profissionais especializados em avaliar riscos e projetar o equilíbrio financeiro e atuarial dos planos.
Por que ela é essencial
Em planos de benefício definido, o valor do benefício é estabelecido pelas regras do plano e não depende apenas do saldo individual acumulado. Por isso, a entidade precisa garantir que haja recursos suficientes para cumprir esses compromissos ao longo do tempo.
Assim, a reserva matemática funciona como um balizador que auxiliará na definição de estratégias atuariais-financeiras para que o Patrimônio do Plano seja suficiente para pagamento dos benefícios hoje e no futuro, protegendo o direito ao benefício dos participantes e assistidos.
Como o patrimônio para cobertura da reserva matemática é formado
O patrimônio de cobertura é constituído principalmente por:
- Contribuições dos participantes e patrocinadores;
- Rentabilidade dos investimentos — os recursos são aplicados segundo políticas que buscam equilíbrio entre segurança e retorno;
Agregado a isso, ao menos anualmente, a Reserva Matemática é recalibrada atuarialmente, atualizando as projeções futuras, que auxiliam na definição dos ajustes necessários no custeio e patrimônio para manter o equilíbrio entre obrigações e recursos.
O que isso significa
Uma reserva matemática equilibrada indica que o plano está financeira e atuarialmente saudável. Isso traz tranquilidade porque mostra que a Entidade tem condição de honrar os benefícios previstos nas regras do plano.
Por isso, o acompanhamento e a gestão da reserva são práticas essenciais na administração de qualquer entidade de previdência complementar fechada, e refletem compromisso com a responsabilidade e transparência na gestão dos recursos dos participantes e assistidos.