Eleições – Candidaturas


Eleições 2025
De 13 a 20 de fevereiro os participantes e assistidos poderão eleger seus representantes no Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.
A votação será 100% online através do aplicativo do Funbep e pelo Acesso dos Participantes.
Assista ao vídeo!
Entenda como funciona o processo eleitoral.

Cronograma
As etapas de candidatura, votação e apuração dos resultados serão disponibilizadas no site conforme o cronograma detalhado:
De 16/12/2024 a 17/01/2025
28/01/2025
Divulgação dos candidatos inscritos
Após a análise dos documentos.
04/02/2025
Divulgação dos candidatos homologados
Após o período de impugnação.
De 04/02 a 20/02/2025
Propaganda eleitoral
De 13/02 a 20/02/2025 às 17h.
Votação
20/02/2025
Apuração
Período de apuração dos resultados.
21/02/2025
Divulgação dos eleitos
De 25/02 a 31/03/2025
Habilitação CD e CF
Processo de habilitação dos dirigentes na Previc.
01/04/2025
Posse
Os eleitos dos conselhos tomam posse.

Documentos de inscrição
Confira os documentos necessários para sua inscrição!
Lista de documentos
- Declaração do candidato
Deve ser reconhecido firma na assinatura do candidato ou assinado com certificado digital; - Currículo profissional (necessário enviar as evidências comprobatórias);
- Cópia do diploma de conclusão do/s curso/s superior/es;
- Comprovante de situação cadastral do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas;
- Cópia de documento de identidade;
- Para candidatos com certificações emitidas por ANBIMA, ANCORD, CFASB, FGV, PLANEJAR, APIMEC,
IBGC ou ICSS, IPCOM/FIPECAFI, »» conforme lista de certificados admitidos pela Portaria Previc Nº 1.044,
enviar cópia do comprovante de certificação.
Certidões
Seguem os links para acesso as certidões necessárias para candidatura.
Certidão Negativa de Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade*.
*Emitir a certidão considerando: Esfera = Todos(as) e Tipo pessoa = Ambos
Certidão Negativa Cível e Criminal de 1º e 2º grau da Justiça Federal*.
*Emitir as 3 certidões: Certidão Judicial Cível, Certidão Judicial Criminal e Certidão Judicial para Fins Eleitorais.
Certidão Negativa Cível e Criminal de 1º grau da Justiça Estadual da sede da EFPC*.
*Seguir os passos conforme orientações da página. Emitir as 2 certidões, selecione: Tipo de Certidão = 02 CERTIDAO CRIMINAL e Finalidade = Geral (demais finalidades) e também, Tipo de Certidão = 04 CERTIDAO FEITOS AJUIZADOS e Finalidade = Geral (demais finalidades).
Certidão Negativa Cível e Criminal de 2º grau da Justiça Estadual da sede da EFPC*.
*Emitir as 2 certidões, considerando: Certidão solicitada = Pela pessoa a ser certificada e Matéria = Cível e também, Certidão solicitada = Pela pessoa a ser certificada e Matéria = Criminal.
Certidão de Antecedentes Criminais
Dúvidas?
Para onde devo encaminhar a documentação para inscrição?
A documentação para inscrição deverá ser preenchida, assinada e enviada eletronicamente à Comissão Eleitoral através do e-mail funbep_governancainstitucional@itau-unibanco.com.br
Qual o prazo para as inscrições de candidatura?
Conforme o cronograma das eleições, o período de inscrições ocorrerá entre os dias 16/12/2024 a 17/01/2025.
Como vou saber se a minha inscrição foi aprovada?
A divulgação dos candidatos inscritos ocorrerá no dia 28/01/2025, e o período para impugnação será de 29/01/2025 até 30/01/2025.
Quem pode se candidatar para os Conselhos Deliberativo e Fiscal?
Qualquer pessoa pode se candidatar, deste que atenda aos requisitos definidos no estatuto e regimento eleitoral (descritos abaixo – art. 22).
Para se candidatar aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, é preciso atender aos seguintes requisitos:
- Comprovar escolaridade de nível superior;
- Comprovar experiência mínima de 3 (três) anos no exercício de atividades nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização ou de auditoria;
- Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;
- Não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social ou como servidor público
- Não manter outro vínculo empregatício em empresa concorrente da patrocinadora.
Parágrafo único – No ato da inscrição, cada Chapa deverá apresentar documentos comprobatórios dos requisitos previstos neste artigo.
IMPORTANTE:
Mesmo cumprindo as condições estabelecidas, não será aceita a inscrição de candidato que seja membro da Comissão Eleitoral ou que tenha relação conjugal ou de união estável, de parentesco consanguíneo ou afim, até o segundo grau inclusive.
Obs. O candidato não poderá se inscrever, simultaneamente, para concorrer à vaga de membro do Conselho Deliberativo e à vaga de membro do Conselho Fiscal (art. 24 do Regimento Eleitoral).
Como vou saber se a minha chapa foi aprovada?
A comunicação dos candidatos homologados ocorrerá no dia 04/02/2025, conforme cronograma publicado no site.
Os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal são remunerados?
Não, os membros dos Conselhos não são remunerados.
Quando será o período de votação?
A votação terá início no dia 13/02/2025 e fim no dia 20/02/2025 às 17h.
Qualquer pessoa pode votar?
Para votar nas chapas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal é preciso ser participante ou assistido dos planos do Funbep e votar na chapa de seus representantes, ou seja:
- Participante ativo, autopatrocinados, BPD e em fase de opção, votará na chapa do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal dos representantes dos participantes ativos, assistidos, autopatrocinado e em fase de opção.
- Os assistidos votarão na chapa de assistidos.
Obs. os eleitores (participantes ou assistidos) votarão de acordo com sua condição no plano no último dia de janeiro, mês que antecede o período de votação.
Como votar?
A votação será em turno único, e realizada exclusivamente pela internet, fazendo uso de seu CPF e senha pessoal e intransferível utilizada para acesso a à área restrita do participante.
Novidade: a votação poderá ser realizada por meio do aplicativo.
Obs. as instruções para a votação serão divulgadas em breve.
Quero votar, mas esqueci minha senha. Como devo proceder?




Eu nunca acessei, como faço para obter meu login e senha?
Ligue na Central de Atendimento e solicite seu PIN, número necessário para fazer seu primeiro acesso. Ao realizá-lo, você poderá trocar sua senha.
Capitais e reg. metropolitanas: 4090 1640 Demais localidades: 0800 722 8040 Deficientes auditivos ou de fala: 0800 770 2399
Não se preocupe! A Central está disponível para te acompanhar durante este processo.
Quando e como serão divulgados os eleitos?
A divulgação dos eleitos ocorrerá no dia 21/02/2025 no site.
Tenho dúvidas sobre a candidatura. Como entro em contato com o Funbep?
Para dúvidas pontuais, envie um e-mail para funbep_governancainstitucional@itau-unibanco.com.br
Informativo “com você” Eleições
Para mais informações, confira a Edição Especial do Informativo ‘”com você” Eleições 2025.
Atendimento para candidatos
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Canais de atendimento
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