Funbep I
Sobre o plano
Calendário de pagamento
O benefício mensal dos assistidos do plano Funbep I é creditado diretamente em conta corrente, de forma prática e segura. No calendário a seguir, estão as datas de pagamento dos benefícios de 2025.
Certificado do participante
Para cumprimento da Resolução 32, o Funbep elaborou o “Certificado do Plano”. Nele, você encontrará informações sobre a manutenção de sua inscrição, regras de elegibilidade e cálculo dos benefícios.
Dúvidas frequentes
Confira as principais dúvidas sobre seu plano de previdência complementar.
Empréstimo
O Plano Funbep I disponibiliza empréstimos aos assistidos observando, em sua concessão, parâmetros do plano de benefícios e regulamentação quanto a prazos, taxas e condições. Com a alteração do indexador do plano para IPCA, informamos que, a partir de setembro/2022, as novas concessões passarão a ter o IPCA como indexador, e não mais o IGP-M. As demais regras não sofreram alterações.
Guia do plano
Para manter os participantes e assistidos bem informados sobre as regras e opções oferecidas pelo plano, o Funbep elaborou o Guia “Saiba mais sobre o seu plano”.
Nele, você encontra explicações sobre contribuições, opções em caso de desligamento, benefícios, requisitos, cálculos, pagamentos, correção e tributação, além de dicas para cuidar bem de sua saúde financeira na aposentadoria.
Indicadores
Acompanhe as informações relacionadas às questões financeiras do plano Funbep I, tanto no que diz respeito ao seu custeio quanto ao reajuste dos benefícios.
Patrocinadoras
Conheça as empresas que patrocinam o plano Funbep I. Esse investimento demonstra o compromisso com o bem-estar de seus colaboradores, oferecendo-lhes um plano com benefícios previdenciários que poderão ser desfrutados por muitos anos.
Transparência
Demonstrativo de investimento
O Relatório de Demonstrativo de Investimentos tem como objetivo acompanhar os investimentos de acordo com o Art. 6º da Resolução CNPC nº 32, de 04 de dezembro de 2019. Para fins do disposto nesse artigo, cada ativo pertencente à carteira própria e aos fundos de investimentos exclusivos da EFPC deve ser especificado com, no mínimo, tipo de ativo, segmento de aplicação, bem como a quantidade e valor.
Informativo IN 1.343
Em abril de 2013, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa (IN) 1.343 que encerrou a questão da bitributação no pagamento de benefícios de complementação de aposentadoria.
Política de investimentos
Seguindo a legislação do setor e os compromissos atuariais do plano, a Política de Investimentos define a estratégia de alocação dos recursos, num horizonte de cinco anos, com revisões anuais.